Passo a passo para criar um catálogo de produtos e conectá-lo ao Instagram Shopping
Quer aprender a criar um catálogo de produtos para o Instagram do seu negócio e conectá-lo ao Shopping? Então você está no lugar certo! Confira a seguir o passo a passo que preparamos e boas vendas!
O que é o Instagram Shopping?
Criado em 2018, o Shopping é uma nova funcionalidade do Instagram que permite a marcação de produtos no feed e nos stories, a partir de um catálogo previamente atualizado.
Esse recurso está disponível para diversas contas, mas é necessário cumprir alguns pré-requisito. Para saber se a sua conta está apta a utilizá-lo, confira aqui os requisitos para e habilite agora mesmo o Instagram Shopping na sua conta.
Como criar um catálogo de produtos para o Instagram?
Para usar o recurso de compras no Instagram, é necessário carregar seus produtos, previamente, em um catálogo e conectá-lo à sua conta do Instagram. Só depois de fazer isso, então, é que você poderá enviar sua conta para análise.
Segundo o próprio Instagram, é possível criar um catálogo para o Shopping de três maneiras:
– Usando a sua plataforma de comércio eletrônico, como o BigCommerce e o Shopfy,
por exemplo;
– Através do Gerenciador de Catálogos, dentro do Gerenciador de Negócios do
Facebook;
– E por meio da seção Loja, a partir da sua fanpage no Facebook.
De todas as opções apresentadas, as duas últimas são as mais simples e ainda contam com a vantagem de que você não precisa ter um e-commerce para aprovar o Instagram Shopping na sua conta! 😉
Dito isso, vejamos um rápido passo a passo para criar e a atualizar a sua loja no Facebook da sua empresa.
4 passos simples para criar uma Loja no Facebook
1. Acesse as configurações da sua página e clique em “Modelos e Guias”, na lateral esquerda.
2. No final da página, clique em “adicionar guia” e, em seguida, inclua a opção “loja”. Ao fazer isso, volte à página inicial e acesse a sua loja no menu esquerdo.
3. Feito isso, aceite os Termos e Políticas para Vendedores dentro do Facebook e selecione o método de finalização da compra, optando por mensagem ou site. No primeiro caso, o usuário será direcionado para o Messenger e no segundo, para o seu e-commerce.
4. Feito isso, defina a moeda do local onde você está e pronto! Sua loja está criada! Agora é hora de adicionar os primeiros produtos para criar o seu catálogo!
Dica: Anteriormente era permitido que a sua página utilizasse o botão “Enviar mensagem” para configurar a loja e ter acesso ao Instagram Shopping, mas agora, para enviar sua conta para aprovação e obter o recurso, é preciso mudar o botão de ação para “Comprar agora”. Para fazer isso, acesse a fanpage do seu negócio, e clique no botão principal localizado à direita. Selecione a opção “Comprar com você” e clique em avançar.
Na próxima etapa, se você tiver um e-commerce, selecione a opção “Comprar agora” e insira URL da sua home. Mas se você não tiver, o que é o meu caso, selecione a segunda opção: “Comprar na sua página”, assim os clientes terão que entrar em contato com você para finalizar a transação.
Bom! Agora é hora de aprender a incluir os seus produtos na sua loja no Facebook. Veja a seguir!
Adicionando produtos à loja do Facebook
Atualizar a sua loja no Facebook é bem simples! Primeiro, clique em “Adicionar produto” e preencha as informações solicitadas pela plataforma: Nome, preço, descrição, condição. Além disso, não deixe de incluir informações sobre estoque e promoções.
Com relação às imagens e vídeos, você pode fazer o upload de diversos arquivos, mas antes disso é muito importante dar uma olhada nas diretrizes do Facebook para que a adição do seu produto não fira nenhuma norma e seja aprovada mais facilmente.
Depois de clicar no botão “salvar”, o Facebook lhe informará que todos os produtos são processados antes de ficarem visíveis aos seus clientes, e que em breve você receberá uma notificação validando o upload dos seus itens. Mas enquanto isso, você já pode ir adiantando a inclusão dos demais produtos à sua loja! 😉