Google Adsence

O que é o Google AdSense?

O AdSense é uma ferramenta do Google para produtores de conteúdo digital ganharem dinheiro exibindo anúncios junto com os seus conteúdos.

Funciona mais ou menos como se você tivesse um terreno e alugasse um espaço dele para colocarem um outdoor.

O seu blog, site e até mesmo canal do YouTube é esse terreno que você pode alugar um pedaço para o Google exibir anúncios criados através da ferramenta Google Ads.

E o melhor é que você não precisa se preocupar em negociar com os anunciantes, pois a própria ferramenta cuida de toda essa relação. Você só precisa ceder o espaço e deixar que o Google cuide do resto.

Como funciona o Google AdSense?

Você já sabe o que é o Google AdSense e que dá para ganhar dinheiro com ele.

Mas como é que tudo isso funciona na prática?

De forma resumida é bem assim:

  1. Depois que você já estiver inscrito na ferramenta, você disponibiliza o espaço no seu blog, site ou canal do YouTube para anúncios;
  2. O Google dá uma olhada na ferramenta Ads e seleciona os anúncios que têm a ver com o seu nicho, os que têm mais chances de ser relevante para o seu público. A partir daí, a ferramenta escolhe para serem exibidos juntos com o seu conteúdo aqueles que deram o melhor lance pelo espaço, de acordo com os critérios do Google;
  3. Os anúncios são exibidos e depois você recebe o pagamento.

Simples assim.

É como contratar uma imobiliária para cuidar de um imóvel alugado. Você pode definir algumas regras, como o tipo de inquilino que você quer, e a imobiliária cuida de todo o processo por você.

Como eu vou te mostrar mais para frente, você também pode definir algumas regras para os tipos de anúncios que serão exibidos no seu site, blog ou canal do YouTube e o AdSense cuida do resto.

Agora uma pergunta que você está provavelmente curioso para saber…

Como e quanto você ganha com o AdSense?

A forma e o quanto você vai ganhar pelos anúncios que são exibidos no seu site ou canal do YouTube vão depender do tipo de lance escolhido pelo anunciante.

Atualmente existem 4 opções:

  • CPC ou Custo por clique: você recebe uma parcela do valor pago pelo anunciante quando alguém clica em um anúncio exibido na sua página;
  • CPM ou Custo por mil impressões: você recebe quando o anúncio é exibido mil vezes na sua página;
  • CPM do Active View: essa é uma variação do CPM, na qual você só recebe quando pelo menos 50% do anúncio é exibido na tela por pelo menos um segundo;
  • CPE ou Custo por engajamento: alguns anúncios são interativos (vou te explicar em detalhes os tipos de anúncio mais para frente), nestes casos, o anunciante pode escolher pagar apenas quando um usuário interagir proativamente com o anúncio. Por exemplo, não contaria como uma interação se o visitante passasse rapidamente o cursor pelo anúncio enquanto estivesse rolando a página.

Não existe um valor fixo de quanto o anunciante vai pagar por anúncio de acordo com o tipo de lance escolhido. Na verdade, é o próprio anunciante que decide qual o valor máximo que está disposto a investir.

O Google trabalha em cima do valor máximo por lance e do Índice de qualidade do anúncio para definir o valor que será pago pelo anunciante e o quanto você irá receber disso.

Durante o mês, o AdSense soma os valores que você deve receber e, ao final, se você tiver alcançado o valor mínimo de 100 dólares, é iniciado o processamento do pagamento que demora cerca de 21 dias.

Ou seja, se no mês de Janeiro você conseguiu pelo menos 100 dólares, entre o dia 21 e 26 de Fevereiro o pagamento será realizado.

Se você não alcançar o mínimo, não precisa ficar preocupado, porque o valor fica acumulado para o mês seguinte até que você consiga alcançar os 100 dólares.

O pagamento é feito em dólar por meio de transferência bancária internacional e a conversão para real é feita de acordo com a cotação do dia.

Além disso, é importante você ficar atento às configurações de pagamento para evitar que aconteça alguma retenção.

Como o Google seleciona os anúncios que vão aparecer no seu site?

Outra dúvida muito comum sobre como o AdSense funciona é como o Google decide quais são os anúncios que aparecerão na sua página.

A primeira coisa que é levada em consideração é selecionar os anúncios que são relevantes para a sua persona de acordo com as informações que você preencheu durante a inscrição.

Isso quer dizer que o Google vai escolher anúncios que têm a ver com o seu conteúdo e são relevantes para o seu público.

Assim, aumentam as chances de os anúncios serem bem sucedidos, de as pessoas clicarem e interagirem, e também de a sua receita ser maior.

Dentre os anúncios que são relevantes para o seu público, o Google utiliza o sistema de lance para escolher os anúncios com maior desempenho e esses serão veiculados na sua página.

E por último…

Como funciona o AdSense no YouTube?

Se você me viu falando ao longo desse artigo que é possível “alugar” espaço para o AdSense no seu canal do YouTube e ficou na dúvida de como isso acontece, chegou a hora de clarear isso para você.

Se o seu canal preencher os requisitos que eu vou explicar mais adiante, você pode participar do Programa de Parcerias do YouTube e monetizá-lo.

Isso permite que o YouTube coloque anúncios sobrepostos na parte inferior dos seus vídeos, cartões patrocinados e anúncios em vídeo que podem ser inseridos antes, durante ou depois do seu conteúdo.

O Programa de Parcerias do YouTube é conectado ao AdSense. Dessa forma, os pagamentos pelos anúncios exibidos no seu canal são feitos pelo AdSense.

Agora que você já sabe como essa ferramenta do Google funciona, eu vou te mostrar as vantagens de se inscrever nela.

5 vantagens de usar o Google AdSense

Se você está considerando monetizar sua página na internet e está em dúvida sobre qual ferramenta usar para isso, existem 5 vantagens principais de usar o AdSense.

Se essa ideia de “alugar” espaço para anúncio nunca passou pela sua cabeça antes, os benefícios que eu vou te mostrar aqui podem te despertar para essa ideia.

Então, continua comigo!

1. Você pode gerar receita

Eu sei que eu já te falei isso antes, mas eu não poderia deixar de listar esse benefício aqui, porque ele é um dos principais motivos pelos quais as pessoas se inscrevem no AdSense.

Se produzir conteúdo de qualidade já faz parte da sua rotina, abrir espaço no seu site, blog ou canal para anúncios é uma forma de aumentar a sua receita sem ter que trabalhar a mais para isso.

Ou seja, com o AdSense você pode aproveitar algo que você já faz ou pode começar a fazer agora mesmo para ganhar mais dinheiro.

2. Muitas opções de anunciantes

O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios online da atualidade e conta com um grande número de anunciantes.

Isso significa que a demanda por espaços para exibir esses anúncios também é alta.

O que é algo muito bom para quem está considerando ou já exibe publicidade nas suas páginas, pois as chances são que esse espaço não vai ficar desocupado.

3. Relação com o assunto do seu blog ou canal

Um dos fatores que pode fazer com que um anúncio não seja bem sucedido é ele não ter relação nenhuma com o contexto da página onde ele aparece ou com o histórico do usuário.

Anúncios desse tipo podem até prejudicar a impressão que o visitante tem da página que ele está acessando, além de gerarem poucos cliques.

Esse é um dos motivos pelos quais o Google se preocupa tanto em desenvolver seu algoritmo para escolher anúncios que combinem com a página de veiculação.

Assim, a experiência do usuário é melhor e os anúncios têm mais chances de serem bem-sucedidos.

4. Variedades de formatos

Seguindo ainda na linha de criar uma boa experiência para o usuário, você pode escolher o formato de anúncio que combine melhor com o seu conteúdo e layout do seu site ou blog.

Assim, não corre o risco de a sua página ficar poluída de anúncios que vão distrair o público do seu conteúdo.

5. Você pode escolher os anúncios que não serão exibidos no seu site

Viu algum anúncio que você não gostou? O conteúdo dele não está alinhado com o seu? Você pode impedir que ele seja veiculado na sua página.

Dessa forma, você tem controle se que todos os anúncios que aparecem para o seu público estão alinhados com a sua visão.