O que é Google Analytics
Se você ainda não sabe o que é Google Analytics , pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, e ferramenta fundamental para o marketing digital.
O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.
É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online.
A ferramenta nos permite verificar se os visitantes estão fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.
O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.
O que é Google Analytics e como ele funciona
Após esta introdução onde definimos inicialmente o que é Google Analytics e qual o seu papel no marketing digital, vamos dar uma visão mais detalhada sobre a ferramenta e seus principais recursos.
1 – Principais recursos disponíveis no Google Analytics
Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.
Veja algumas das informações que ele fornece:
- Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site;
- Comportamento dos visitantes do seu site enquanto navegam nele;
- Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site;
- Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas;
- Taxa de conversão das ações de marketing executadas;
- Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado;
- Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso;
- Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual.
Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta.
O Google Analytics é um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.
2 – As opções disponíveis no Google Analytics
No estágio atual de tecnologia da ferramenta, praticamente não existe o que não possa ser mensurado em termos de comportamento online.
Para quem não sabe o que é Google Analytics em detalhes, ele pode parecer apenas um sistema de monitoramento de acessos, mas na verdade ele funciona como verdadeira ferramenta para tomada de decisões gerenciais.
Como dito no início deste artigo, o GA vai muito além da contagem de visitas. As configurações do Google Analytics nos permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e coletar dados que nos ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site e seu conteúdo.
3 – A função do Google Analytics no marketing digital
O principal uso do o Google Analytics é no monitoramento de resultados das campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment.
Com o GA você poderá determinar qual foi o retorno que cada uma das suas campanhas campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou a assinatura de uma Newsletters.
Uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz o mínimo sentido, já que sem ele não podemos mensurar seus resultados e avaliar sua eficácia.
4 – Usando o Google Analytics no e-commerce
Sabendo o que é Google Analytics e opções que ele possui e recursos, vamos ver agora o que ele pode fazer para sites de e-commerce, onde também é uma ferramenta fundamental.
Para o comércio eletrônico, além de ferramenta de monitoramento dos resultados de campanhas digitais, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados.
Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual e com base nestas informações, melhorar seu desempenho.
Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.
Administrar um e-commerce sem o Google Analytics e domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.
Como costuma dizer Avinash Kaushik, o guru do Google Analytics e seu principal evangelista, “um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”.
5 – O Google Analytics não é uma bola de cristal
Agora que você já tem uma boa ideia de o que é Google Analytics, vamos colocá-lo em sua devida proporção, em termos de ferramenta de marketing digital e mensuração de resultados.
O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados. É o que chamamos de Web Análise na versão abrasileirada.
Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.