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O que é Mailchimp?

Mailchimp é uma das ferramentas de email marketing mais usadas no mundo. Não é por acaso: ele é bastante simples e tem um ótimo custo-benefício! Mas hoje essa plataforma vai muito além do envio de emails. Então, saiba agora o que é Mailchimp e como usar suas principais funcionalidades.

Você já buscou por uma ferramenta de email marketing eficiente, fácil de usar e com bom custo-benefício? Então, você já deve ter se deparado com o Mailchimp!

Essa é uma das plataformas mais populares do mercado. Na pesquisa Tech Trends 2018, por exemplo, o Mailchimp aparece como a ferramenta de email marketing mais adotada pelas agências do Brasil, com 48,5% de share entre 428 entrevistadas.

A popularidade não é à toa. Quem já experimentou as suas funcionalidades sabe como uma estratégia de email marketing, que num primeiro momento pode parecer um bicho de sete cabeças, fica muito mais simples usando a plataforma.

Agora, se você ainda não conhece o Mailchimp, e quer entender melhor como funciona, não se preocupe: neste artigo, vamos mostrar como usar essa ferramenta e as suas vantagens (e algumas desvantagens). Você vai ver como ela pode ser útil para o seu negócio!

O que é o Mailchimp?

O Mailchimp nasceu e é conhecido até hoje como uma ferramenta de email marketing. Suas funcionalidades permitem configurar layouts de emails, segmentar listas de contatos, automatizar disparos e integrar com outros serviços.

A ferramenta foi criada em Atlanta (EUA), em 2001, dentro de uma agência de web design. Foi pensada para ser uma alternativa aos softwares caros e complexos de envio de email que existiam até então.

E foi assim, com uma proposta simples, barata e voltada para os pequenos negócios, que a plataforma cresceu, virou independente em 2007 e se consolidou no mercado.

Hoje, porém, ela já não é mais apenas uma ferramenta de email marketing. A partir de 2017, o Mailchimp passou a agregar outros canais, como Instagram, Facebook, Google Ads, páginas de captura e muito mais.

Agora ele se define como uma “All-In-One Marketing Platform for Growing Business”. Ou seja, uma plataforma de marketing completa para negócios em crescimento.

Mas, apesar de ter foco em pequenos negócios, nada impede que empresas maiores tirem proveito do Mailchimp, ok? A ferramenta vale a pena para todo tipo de empresa.

Para que serve a ferramenta?

Embora tenha ampliado os serviços que oferece, quando se fala em Mailchimp, pensa-se logo em email marketing. É inevitável!

A plataforma serve para configurar campanhas de email de uma maneira simples e criativa. Mas ela também serve para criar outros tipos de campanhas de marketing, como landing pages, publicações nas redes sociais e anúncios pagos, além de gerenciar o relacionamento com os clientes com recursos completos de CRM.

O interessante é que, como estão dentro da mesma plataforma, esses serviços podem ser integrados. Assim, eles facilitam a gestão de marketing e melhoram a visualização dos resultados, que revelam o desempenho do marketing de maneira integral.

O Mailchimp tem o propósito de ajudar os pequenos negócios a crescerem. E essa integração do marketing em uma só plataforma é essencial nesse projeto, já que facilita o dia a dia e economiza tempo e dinheiro.

Quais as suas principais funcionalidades?

A guinada de uma ferramenta de email para uma plataforma completa de marketing agregou muitas funcionalidades ao Mailchimp. Hoje, você encontra todos os recursos que precisa para criar uma campanha completa de marketing.

Confira agora quais são os principais recursos (que podem ou não estar disponíveis, conforme o plano escolhido):

  • Ferramenta de CRM;
  • Segmentação de listas de contato;
  • Criação de listas de públicos semelhantes (lookalike);
  • Personalização de emails;
  • Automação de envios de email marketing;
  • Testes A/B para email marketing;
  • Criação de formulários de cadastro;
  • Criação de landing pages;
  • Criação de publicações em redes sociais e anúncios na web;
  • Mais de 100 templates para emails e landing pages;
  • Editor de imagens para campanhas de marketing;
  • Integração com outras plataformas de marketing e gestão;
  • Relatórios de desempenho;
  • Dicas e insights de otimização das campanhas.

Principais vantagens do Mailchimp

O simpático mascote já entrega uma das vantagens do Mailchimp: a ferramenta é muito amigável, intuitiva e fácil de mexer — mesmo por quem não entende nada de design ou programação.

Outra grande vantagem é oferecer um plano gratuito com boas funcionalidades, que permitem explorar a ferramenta para fazer o negócio crescer ― e, só depois, adquirir uma versão paga.

E mesmo as opções pagas têm um custo-benefício excelente.

Em geral, elas oferecem recursos que só estão disponíveis em planos mais caros em ferramentas concorrentes. Além disso, a taxa de entregabilidade também é bastante satisfatória ― a ferramenta promete 96 a 99% de entrega.

Desvantagens do Mailchimp

Nada é perfeito, e não seria assim também com o Mailchimp. Embora seja uma boa solução para todo tipo de negócio, a plataforma tem as suas limitações.

Uma delas é que a ferramenta é toda em inglês. Para quem não tem conhecimento na língua, é preciso se virar com o Google Translate, mas é provável que isso seja um empecilho no dia a dia.

Outra desvantagem é que o suporte (além de também ser em inglês) só está disponível nos planos pagos. Na opção gratuita, o contratante só tem acesso aos guias e tutoriais e recebe um suporte apenas nos primeiros 30 dias depois do cadastro.

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