No Google Ads, a correspondência de palavras-chave determina em quais buscas feitas na pesquisa do google o seu anúncio será ativado. Logo, ela é crucial para alcançar bons resultados com a sua estratégia de mídia paga.
E pra facilitar, podemos dividir a correspondência de palavras-chave em dois segmentos: correspondência ampla e correspondência restrita. E nenhuma das duas é ruim.
Como diz a sabedoria do povo: “nem melhor, nem pior. Apenas diferente”
Correspondências amplas
A correspondência ampla é mais voltada ao tráfego, pois os anúncios aparecem frequentemente para o seu público. Como ele não é tão nichado, esse tipo de correspondência de palavras-chave é recomendado para quem tem um orçamento diário maior.
Afinal, seus anúncios serão mostrados para mais pessoas, sejam elas muito propensas a clicar ou não. Logo, nesse cenário, o valor gasto pode ser um pouquinho maior.
Correspondências restritas
Enquanto isso, a correspondência restrita é mais voltada à conversão, pois geralmente as keywords estão mais relacionadas à pesquisa do usuário. Por ser mais nichado, esse tipo de de correspondência de palavras-chave é recomendado para quem tem um orçamento diário menor.
Isso porque dessa vez os anúncios serão mostrados para pessoas altamente propensas a clicar. Sendo assim, o valor gasto nessa campanha pode ser muuuuito menor.
IMPORTANTE: quem tem um bom orçamento não precisa necessariamente fugir dessa opção.
Orçamento x Estratégia
Escolher entre os dois segmentos de correspondência de palavras-chave não depende exclusivamente do dinheiro. Essa escolha também é MUITO estratégica e, tendo um budget alto ou não, qualquer um dos lados pode investir nas duas opções.
O grande ponto aqui é: a correspondência ampla inevitavelmente vai comer bastante dinheiro. Então se você tem um orçamento baixo vale a pena refletir sobre a sua utilização: será que pelo menos um período de testes seria legal?
Sim! Cada caso é único e é sempre importante testar!
Os 5 tipos de correspondência
Assim como temos empresas diferentes, também temos tipos de correspondência diferentes. No tópico anterior, separamos em dois segmentos, mas isso foi só para categorizar e ilustrar cenários e situações onde cada segmento costuma performar melhor.
Agora, quanto aos tipos de correspondência de palavras-chave, dentro do Google Ads são 5! Vejamos um pouco mais sobre cada um deles.
Correspondência Ampla
Já falamos sobre a categoria de correspondências amplas acima, mas agora abordaremos o TIPO de correspondência. Tome cuidado para não confundir, pois são duas coisas diferentes, ok?
E podemos resumir esse tipo de correspondência em um conceito simples: ela trabalha literalmente com um cenário amplo.
Por exemplo, se você configurar a palavra “bermuda azul”, pessoas que queiram bermudas masculinas ou femininas, de diversos tamanhos, modelos e marcas poderão ativar o anúncio.
Como funciona?
Mais abaixo você verá que alguns tipos de correspondência de palavras-chave precisam de um indicador para serem ativados. Isso não é necessário no caso da correspondência ampla, pois esse é o padrão do Google. Basta escrever a palavra chave sem nenhum caractere antes ou depois do termo!
Além disso, é importante dizer que a correspondência ampla abrange buscas feitas com:
- Sinônimos
- Erros ortográficos
- Pesquisas relacionadas
- Plurais
- Variações relevantes do termo
- Complementos entre a(s) palavra(s) (antes ou depois).
Ou seja, muuuuitas variações da palavra chave serão aceitas nesse tipo de correspondência como você verá nos exemplos de termos que vão ativar.
Quando é mais indicado?
Se você ainda não sabe exatamente qual palavra-chave utilizar, a correspondência ampla pode ser a ideal. Isso porque será possível visualizar no relatório de termos de pesquisa, quais palavras estão realmente ativando o anúncio!
A partir daí, você poderá ter algumas ideias para refinar o grupo de anúncios em questão ou até utilizar outros tipos de correspondência, como veremos em seguida. Legal, né?
No mais, esse tipo de correspondência de palavras-chave também é muito bom para quem quer mais tráfego para buscas relacionadas a um termo. Como no exemplo da bermuda azul, um e-commerce pode trazer pessoas que busquem por bermudas casuais, bermudas da nike ou adidas, bermudas de tactel etc.
Como usar:
bermuda azul
Exemplos que vão ativar:
- bermuda azul
- bermudas azul da nike
- bermuda azul para festa
- brmudazul
- short azul
- quero um short azul
- azul tactel bermuda
- como fazer bermudas azuis
- bermudazul onde comprar
- calção de tectel azul
Exemplos que não vão ativar:
- sapato azul
- camisa azul
- bermuda rosa
- short jeans
Correspondência Ampla Modificada
Esse tipo de correspondência de palavras-chave é bem parecido com a correspondência ampla, mas com algumas limitações. Nesse caso, o termo pesquisado não pode conter sinônimos! Ou seja, variáveis como short, calção etc não aparecerão se alguém pesquisar por bermuda azul.
Como funciona?
Agora começamos a utilizar indicadores e nesse caso temos o símbolo “+” que deve ser usado antes da palavra-chave.A correspondência ampla modificada abrange buscas feitas com a palavra-chave e variações aproximadas:
- Erros ortográficos
- Plurais
- Abreviações e acentos
- Acrônimos e derivações
- Complementos entre a(s) palavra(s) (antes ou depois)
Mas excluindo sinônimos e pesquisas relacionadas! Ou seja, aqui muitas variações ainda são aceitas, mas já começamos a ter algumas pequenas limitações.
Quando é mais indicado?
A correspondência ampla modificada é indicada quando você já mapeou algumas palavras-chave e pretende fazer testes mais precisos. Assim como a correspondência ampla, esse tipo de correspondência de palavras-chave também é muito bom para gerar tráfego!
Como usar:
+bermuda +azul
Exemplos que vão ativar:
- bermudas azuis
- azul bermuda de tactel
- bermuad da nike azul
- bermudinha azul
- bermudão G azul
- bermudazul para vender
- onde comprar bermudas azuis
Exemplos que não vão ativar:
- short azul
- onde comprar calção azul
- bermuda verde
- bermuda G
Posso usar o modificador em apenas um termo?
Sim! Você pode configurar uma correspondência de palavras-chave ampla e ampla modificada na mesma palavra-chave. Por exemplo:
+bermuda azul
Nesse caso, a palavra “bermuda” está em correspondência ampla modificada, mas a palavra “azul” em correspondência ampla. Sendo assim, termos como “bermuda azul”, “bermudas da nike azuis”, “bermda azul” etc podem ativar. Enquanto isso, “short azul” “shorts da nike azuis”, “calssão azul” e entre outros, não serão ativados.
Por que eu gosto desse modificador?
Diante dessa versatilidade, eu gosto muito desse tipo de correspondência e, sinceramente, não sei de cabeça metade das regras que a ativam (sim, para criar esse post tive que consultar muito o manual do Google).
Para facilitar, pense da seguinte forma:
“O termo ‘bermuda’ ou o termo ‘azul’ é muito importante dentro do contexto do seu grupo de anúncios?”
Se sim, coloque o modificador no ou nos termos que são mais importantes para o seu anúncio. Assim você manterá a característica ampla, mas ao mesmo tempo dirá para o Google que ele não pode “viajar muito”. Logo, o Google deve ativar para pesquisas que contenham o(s) termo(s) com o(s) modificador(es)!
Correspondência de Frase
Aqui já começamos a trabalhar com as correspondências de palavras-chave mais restritas! Com esse tipo de correspondência, é possível exibir anúncios para pessoas que pesquisarem a palavra-chave exata ou variações aproximadas dela, com palavras adicionais antes ou depois.
Como funciona?
As aspas (“) entre a palavra-chave são o indicador utilizado na hora de configurar a correspondência de frase no Google Ads. Nesse caso, variações aproximadas ainda são permitidas. A única mudança é que nada pode estar no meio da palavra-chave (palavras adicionais antes e depois são permitidas).
Quando é mais indicado?
A correspondência de frase é bem legal para ser usada quando você já sabe qual termo o seu público pesquisa, mas que geralmente vem acompanhado de outras palavras antes ou depois, tais como “o que é”, “onde comprar”, “como usar” etc.
Como usar:
“bermuda azul”
Exemplos que vão ativar:
- bermudas azuis
- como fazer bermuda azul
- bermuda azul onde comprar
- bermuda azul preco
- bermuds azuis de tecteu o que é
Exemplos que não vão ativar:
- bermuda de tactel azul
- bermuda da nike azul
- bermudas tamanho G azul
- shorts de vários tamanhos onde encontrar
- comprar online calcao azul
Correspondência Exata
Na correspondência exata restringimos ainda mais o cenário de busca, pois o anúncio só será ativado na pesquisa daquele termo específico ou variações muito próximas a ele!
Como funciona?
Para trabalhar com a correspondência exata, o termo deve estar entre colchetes “]”. Quando o usuário consultar o termo exato ou variações muito próximas, o anúncio irá participar do leilão do Google Ads.
Como variações muito próximas, entende-se pesquisas com o mesmo significado que as palavras-chave exatas. Em outras palavras, erros ortográficos ou gramaticais podem ativar o anúncio, desde que o mesmo sentido seja mantido.
Ainda nas variações aproximadas, a ordem das palavras pode ser diferente na pesquisa realizada pelo usuário, caso isso não altere o significado.
Moral da história: o anúncio será ativado se a consulta manter o mesmo sentido da palavra-chave exata!
Quando é mais indicado?
Por ser muito específica, a correspondência exata vale a pena quando você tem total certeza da pesquisa do seu público ou quando você está trabalhando com um público muito amplo e precisa ser certeiro por questões orçamentárias.
De qualquer forma, trabalhar com esse tipo de correspondência de palavras-chave é praticamente uma mina de ouro!
Afinal, pense conosco: a conversão é quase certa se você conhece a keyword que o SEU público busca, se ela é diretamente ligada ao seu negócio e se o seu anúncio é a solução para aquela busca em questão. O difícil é encontrar essas palavras-chave em abundância haha
Como usar:
[bermuda azul]
Exemplos que vão ativar:
- bermuda azul
- brmuda azul
- azul bermuda
- bermudas azuls
- bermud azul
Exemplos que não vão ativar:
- short azul
- jeans azul bermuda azul
- onde encontrar bermuda azul
- bermuda azul como fazer
- melhor preço bermuda azul de tactel
- bermuda da nike azul
Correspondência Negativa
A correspondência negativa rende um artigo por si só (e se você quiser, podemos criar um artigo só para essa correspondência… é só mostrar o interesse nos comentários!). Afinal, ela é muito usada para otimizar grupos de anúncios, melhorando os resultados depois de algumas semanas de testes.
Como funciona?
Para a correspondência negativa, basta utilizar o indicador “-” antes da palavra chave. Isso fará com que o seu anúncio não seja exibido se a pesquisa conter algum termo específico que esteja negativado.
No nosso exemplo das bermudas azuis, digamos que tenhamos negativado a palavra “nike”. Nesse cenário, o seu anúncio não aparecerá em nenhuma pesquisa que contenha esse termo, mesmo na correspondência ampla.
Quando é mais indicado?
Como dito anteriormente, ela é muito utilizada para otimizações gerais. Por isso, recomendamos o seu uso em qualquer campanha! Basta você saber quais são os termos que estão ativando seus anúncios e negativar aqueles que são indesejáveis.
Para descobrir esses termos, use o relatório de termos de pesquisa (dentro da seção de palavras-chave do seu Google Ads).
Como usar:
-nike
Exemplos que vão ativar:
Para exemplificar as ativações, vamos supor que estamos usando a palavra-chave bermuda azul (como correspondência ampla) e não trabalhamos com a marca “Nike”.
Diante dessas suposições, nosso anúncio poderá ser ativado para os seguintes termos:
- bermda azul
- bermuda azul
- short azul
- bermuda da puma azul
- calção azul tamanho G
Exemplos que não vão ativar:
- bermuda nike azul
- calcao da nike azul
- bermuda G nike
- nike azul bermuda
- onde comprar bermuda azul da nike
- preços brmuda azul nike
Calma, calma, acabou!
Eu sei, eu sei, é um tema complicado e que dá muitos nós na cabeça. Eu mesmo não decorei todas as regras de correspondência que existem! Contudo, para começar, o importante é você ter uma noção sobre elas, assim como saber quando usar correspondências amplas e quando usar restritas.
A partir daí, lembre-se de levar o custo x benefício em consideração, fazer pesquisas, testes, estudar o orçamento e sempre otimizar as suas palavras-chave com base nos seus resultados. Afinal, não existe fórmula mágica!