Quais tipos de anúncios o Google faz

Quais são os tipos de anúncio do Google e como escolher o certo para você

O Google é o maior site de pesquisas do mundo, e, por consequência, conta também com os canais de publicidade online mais utilizados pelas empresas atualmente. Tudo começou com o Google AdWords que, em 2005, passou a permitir a criação de campanhas na rede de pesquisa através dos links patrocinados. De lá para cá a ferramenta evoluiu e novas formas de publicidade surgiram.

Veremos a seguir os principais tipos de anúncio do Google:

Rede de Pesquisa

Através de anúncios em rede de pesquisa da ferramenta Google AdWords, o anúncio terá lugar de destaque acima dos demais resultados da pesquisa realizada pela pessoa. Ou seja, ao realizar uma pesquisa sobre restaurantes em São Paulo, os primeiros resultados serão os anúncios de empresas que utilizam o Google AdWords, que têm preferência e aparecem em locais de destaque, sendo visualizados antes dos demais sites.

A principal vantagem desses anúncios em rede de pesquisa é que eles utilizam palavras-chave para definir os anúncios que serão mostrados de acordo com o conteúdo da busca, fazendo com que seu site seja anunciado apenas para interessados no assunto, que podem ser considerados potenciais clientes.

Google Shopping

Google Shopping é a ferramenta de comparação de preços do Google, semelhante ao Buscapé. Porém, não é necessário entrar em um site específico para fazer uso da ferramenta, já que é possível comparar os preços no próprio Google, em uma aba da página e com os resultados da pesquisa realizada.

Esse método de anúncio é recomendado principalmente para quem utiliza preços competitivos e podem tirar proveito dos concorrentes através disso.

Rede de Display

rede de display éuma ferramenta do Google AdWords que permite criar todos os tipos de anúncios: de texto, gráfico, interativo e em vídeo em vários sites de notícias, blogs e outros websites. O objetivo é alcançar mais clientes em potencial. Essa ferramenta possibilita segmentar os anúncios por sexo, tópicos, interesses, idade ou até mesmo fazer a seleção de sites e/ou canais específicos para anunciar. Os anúncios são inseridos em websites que sejam relevantes para o produto que você estiver vendendo, sendo exibidos apenas para um público que provavelmente ficará interessado – e esse é o grande diferencial dessa ferramenta.

Inserido na Rede de Display está o Remarketing. Você já notou que algumas vezes quando você está interessado em comprar um produto específico, como uma geladeira por exemplo, após fazer uma pesquisa em diversos sites de lojas para escolher a melhor delas, ao navegar em outros sites de conteúdo diverso, começam a aparecer anúncios de geladeiras? Essa não é uma feliz coincidência, e sim fruto do remarketing.

O remarketing é uma ferramenta que faz com que seus anúncios sejam visualizados pelo consumidor mesmo após ele ter saído do seu site, não o deixando esquecer-se do seu produto. Apresenta uma ótima vantagem em relação às demais ferramentas, pois trabalha com anúncios para quem já visitou seu site e viu seus produtos ou serviços, ou seja, já mostrou um grande interesse no que você tem a oferecer.

YouTube

O YouTube se popularizou como um grande depósito de vídeos e, de poucos anos pra cá, passou a ser muito utilizado por empresas para se comunicar com seus clientes. Além disso, o grande número de usuários que acessam os vídeos abriu portas para uma ótima oportunidade de expor marcas, produtos e serviços através de anúncios.

As duas principais formas de anúncio no YouTube são: In-Stream, que são vídeos de até 30 segundos reproduzidos antes de iniciar o vídeo que a pessoa deseja visualizar e o TrueView na pesquisa, que é muito similar aos links patrocinados do Google, fazendo com que seu vídeo apareça em destaque de acordo com o termo pesquisado.

São dois modos muito bons de chamar atenção do cliente através de vídeos, porém exigem um maior investimento, por conta de sua produção.

Esses são os principais tipos de anúncio do Google, cada um com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de negócio que você deseja realizar. Já descobriu qual é o certo para você?