WhatsApp business para que serve?
A comunicação com o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio e, na era digital, ela pode ser muito mais eficaz. Afinal, recursos como o WhatsApp Business tornam essa tarefa muito mais simples e produtiva.
Ainda não conhece esse aplicativo? Não se preocupe! Neste post, você encontrará tudo o que precisa saber sobre essa ferramenta.
Nós reunimos várias dicas e informações essenciais para você começar a aproveitar todo o seu potencial e a vender pelo WhatsApp.
Ficou curioso? Continue a leitura!
Por dentro do WhatsApp Business: conheça melhor essa ferramenta
É provável que você já conheça muito bem o WhatsApp.
Desde a sua chegada ao Brasil, em 2009, ele vem se tornando cada dia mais popular entre as crianças, jovens e adultos — há quem diga que não consegue mais viver sem ele.
Todo esse sucesso é fruto de uma combinação de alguns fatores:
- O alto custo do envio de SMS no país,
- O avanço dos smartphones e
- O crescimento do acesso à internet.
Com isso, a plataforma de mensagens instantâneas já é líder no ranking dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo.
Mas, afinal, o que é o WhatsApp Business?
Mesmo sendo um verdadeiro sucesso entre os usuários, o aplicativo comum contava com limitações para aqueles que o utilizava para fins comerciais.
Com isso, depois de estudos e análises de mercado, os desenvolvedores lançaram essa ferramenta, que serve como um verdadeiro apoio ao empreendedor. Ou seja, ele é totalmente voltado para o uso comercial.
O interessante é que o recurso continua sendo 100% gratuito e conta com diversas funcionalidades que facilitam o contato com o consumidor e aperfeiçoam a gestão de vendas.
Saiba quais são as 5 principais funções do WhatsApp para negócios
Se você ainda utiliza o seu WhatsApp pessoal para se comunicar com os seus clientes, está deixando de aproveitar uma grande oportunidade de aprimorar sua comunicação e relacionamento com o público.
O recurso é novo e, por isso, muitos empreendedores ainda não o conhecem bem. No entanto, com a leitura deste post, não há mais desculpas para deixar de migrar sua conta — ensinaremos como fazer isso nos tópicos seguintes.
Para que não reste nenhuma dúvida sobre isso, preparamos um breve resumo sobre as 5 principais funções do WhatsApp Business.
Confira:
- Perfil de negócio mais completo
- Uso de etiquetas
- Envio de respostas automatizadas
- Acesso a relatórios e métricas
- Resgate do histórico de conversas
1. Perfil de negócio mais completo
Quando você passa a utilizar o WhatsApp Business, pode deixar as informações de seu perfil muito mais completas.
Além de indicar ao cliente de que a conta pertence a um negócio, é possível adicionar outros dados, como:
- nome da empresa;
- site oficial;
- endereço;
- segmento de atuação;
- horário de funcionamento.
Perceba que tal funcionalidade não está disponível na conta comum, mas é de grande importância para um negócio, já que traz credibilidade e aumenta a confiança do consumidor em negociar e comprar por meio do aplicativo.
2. Uso de etiquetas
Outro recurso interessante e totalmente gratuito aos usuários dessa ferramenta são as etiquetas.
Mas o que é isso, afinal?
Em resumo, as etiquetas de marcação permitem que você classifique as conversas e os contatos e, assim, consiga gerenciá-los com mais facilidade.
Vale destacar que é possível criá-las de acordo com as suas necessidades, mas o recurso já traz alguns modelos padronizados, como:
- novo cliente;
- novo pedido;
- pagamento pendente;
- pago;
- pedido finalizado.
Viu só que interessante?
Com essa funcionalidade, você terá uma visualização mais rápida sobre os status das conversas e evita que um cliente seja esquecido e não receba a atenção necessária — algo que pode ser fatal para sua imagem no mercado.
3. Envio de respostas automatizadas
Uma das vantagens das ferramentas de redes sociais é a disponibilidade.
O perfil e o canal de comunicação estão ativos 24 horas por dia e isso traz uma grande comodidade a quem compra, não é mesmo?
Obviamente, nem sempre é possível responder o consumidor no mesmo instante, já que a mensagem pode ser enviada aos finais de semana, fora do horário comercial e até mesmo em um momento em que você está cuidando de outras responsabilidades.
Diante dessa demanda, o WhatsApp Business criou as respostas automatizadas.
Você edita uma mensagem e ela é enviada de modo automático sempre que uma conversa é iniciada, garantindo que o cliente nunca fique sem respostas.
Confira alguns exemplos interessantes:
- “Estamos felizes com o seu contato. Em breve responderemos suas dúvidas!”;
- “Seja bem-vindo ao nosso canal de comunicação. Já estamos trabalhando para atendê-lo!”;
- “Olá! Agradecemos o seu contato. Nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Em breve, responderemos suas dúvidas.”.
4. Acesso a relatórios e métricas
Uma das premissas para alcançar o sucesso em qualquer negócio é atuar de maneira estratégica e aproveitar bem os dados à sua disposição.
O uso de métricas de vendas, por exemplo, torna a gestão do negócio mais eficiente e facilita a sua tomada de decisão.
A boa notícia é que o WhatsApp Business traz relatórios e indicadores de desempenho essenciais para o seu crescimento.
Nas configurações, você poderá conferir diversas estatísticas e, por meio delas, aperfeiçoar sua comunicação com o público, como:
- quantidade de mensagens enviadas;
- quantidade de mensagens recebidas;
- quantidade de mensagens lidas;
- quantidade de mensagens respondidas.
5. Resgate do histórico de conversas
A última função apresentada é muito importante.
Quando você resolve instalar o WhatsApp Business, não precisa se preocupar com as conversas arquivadas, pois não as perderá.
A ferramenta identifica que você já faz uso do aplicativo e sugere a migração. Com isso, só é preciso aceitar e aguardar que o recurso faça todo o procedimento.
Lembrando que, caso prefira, você pode manter o seu perfil pessoal e usar um empresarial no mesmo aparelho. No entanto, será preciso cadastrar um número diferente na versão comercial.
Entenda quais são os benefícios de usar essa plataforma
Agora que você já conheceu os diferenciais do WhatsApp Business, o que acha de entender melhor os benefícios que seu negócio poderá desfrutar ao investir nessa ferramenta?
Os aspectos citados a seguir são mais alguns argumentos favoráveis para que você aposte em um recurso profissional e deixe sua conta pessoal no aplicativo para gerenciar apenas a sua lista de amigos.
Como você bem sabe, um cliente satisfeito é a alma de um negócio de sucesso. Por isso, descubra tudo o que você tem a ganhar!
Melhora a comunicação com o cliente
Sem dúvidas, um dos pontos fortes do WhatsApp Business é a melhoria da comunicação com o cliente.
Em um mercado altamente concorrido, isso pode ser decisivo para o crescimento de um negócio.
Ao disponibilizar esse canal de atendimento, você oferece ao seu público uma opção rápida, simples e eficaz para sanar dúvidas, consultar preços, solicitar suporte e, claro, concretizar a compra.
De acordo com a pesquisa da Hootsuite, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil. Cerca de 67% da população tem um smartphone e passa mais de 9h por dia na internet. Ou seja, o app já está nas mãos do público.
Com isso, não há dúvidas de que seu negócio tem muito a crescer com essa ferramenta de comunicação. Afinal, você conseguirá se aproximar do público de maneira eficiente e gratuita.
Aumenta os índices de satisfação do cliente
Diversos fatores contribuem para a satisfação de um cliente, mas a comunicação efetiva e assertiva merece destaque. Isso porque ninguém gosta de aguardar uma resposta por tempo indeterminado.
Com as funcionalidades do aplicativo, você evita que seu público seja esquecido e não tenha suas mensagens respondidas. Assim, todos recebem a atenção devida e a jornada do cliente se torna muito mais saudável e tranquila.
É importante destacar que estar disponível em um canal de fácil acesso e cuidar para que as mensagens sejam respondidas em tempo hábil o ajudará a estreitar o vínculo com o público, gerando reflexos positivos em suas vendas.
Traz mais credibilidade ao negócio
A internet trouxe grandes avanços para os negócios, mas pode gerar insegurança no consumidor, especialmente durante a realização de compras online.
Os empreendedores devem se esforçar para superar essa barreira e deixar claro para o cliente que o ambiente é seguro e que ele está lidando com um negócio sério e competente.
Nesse sentido, o uso do WhatsApp Business traz mais credibilidade à sua conta, pois ela será identificada como empresarial.
Já no início da conversa, é apresentado o aviso de que “você está conversando com uma conta comercial”. Isso tranquiliza o consumidor — que saberá com quem está falando — e passa uma imagem de profissionalismo.
Permite a venda direta de produtos
Por ser um canal legítimo e verificado para falar com negócios, o WhatsApp Business permite a venda direta de produtos de maneira muito mais segura e rápida.
A negociação de preços, de condições de pagamento e da entrega da mercadoria podem ser feitas por meio de mensagens, sem que o cliente precise se deslocar. Isso aumenta as vendas e gera economia ao negócio.
A venda direta tem como base o relacionamento e essa ferramenta proporciona facilidade na comunicação, agilidade e praticidade no contato com o público.
O resultado disso é um processo de compra muito mais dinâmico e produtivo.
Favorece a personalização do atendimento
Já pensou em enviar promoções ou comunicar sobre o lançamento de um novo produto ao seu cliente?
Essas são algumas das oportunidades de personalização do atendimento proporcionadas por esse recurso.
Por meio dele, você conseguirá encaminhar mensagens personalizadas, avisos, tendências, novidades e informações aos seus consumidores, unindo o melhor da interação humana com uma tecnologia inovadora.
Aprenda a ganhar dinheiro com o WhatsApp
Vender bem é o desejo de qualquer empreendedor ou profissional liberal. Afinal, é desse processo que vem a receita necessária para manter o negócio em funcionamento.
Sem vendas não há negócio que sobreviva. Por isso, é necessário ser inteligente e apostar em todos os recursos à sua disposição, não é mesmo?
Como ficou demonstrado, o WhatsApp já é uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil. O número de pessoas que baixam e investem nesse recurso para se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho e organizações é grande.
Confira, agora, como usar esse aplicativo a favor de seu negócio e intensificar suas vendas!
Crie a sua conta comercial
Quer ganhar dinheiro com o WhatsApp? Então, você precisa criar a sua conta comercial.
Conforme vimos, esse recurso traz uma série de funcionalidades interessantes e que o ajudarão a gerenciar melhor o relacionamento com seus clientes.
A conta comum deve ser usada apenas para assuntos pessoais, já que não tem os recursos profissionais e pode deixar o cliente inseguro.
Além disso, o WhatsApp Business é inteiramente gratuito — você só tem a ganhar!
Configure uma mensagem de boas-vindas
A próxima dica para aumentar suas vendas com o uso desse aplicativo é editando uma mensagem de boas-vindas bem atrativa.
Seja simpático, entusiasmado e demonstre sua felicidade em receber a mensagem.
É importante que esse primeiro contato gere empatia e prepare o cliente para continuar na jornada de compra.
Convide seus contatos para uma lista de transmissão
Você já ouviu falar em listas de transmissão?
Trata-se de um recurso interessante do WhatsApp que permite que uma mesma mensagem seja encaminhada a diversos contatos de uma só vez.
Na prática, você não precisa escrever e enviar uma promoção, por exemplo, a cada um dos clientes existentes em sua lista. Basta editá-la uma única vez e todos eles receberão as novidades ao mesmo tempo.
Diante dessa comodidade, é interessante incentivar e convidar os clientes a fazerem parte desse grupo. Ressalte como isso trará vantagens a fale sobre as ofertas exclusivas e em primeira mão.
Envie promoções e novidades com frequência
Com um aplicativo tão útil e simples de ser usado, não há motivos para deixá-lo parado. É essencial que você fortaleça o vínculo com os consumidores e envie dicas, novidades e promoções com frequência.
Mas, atenção! Tenha cuidado para não se tornar inconveniente e encher seu público de mensagens. O conteúdo encaminhado deve ser relevante e contar com o bom-senso.
Assim como nos emails, o envio de diversas mensagens de WhatsApp pode cansar o cliente e desestimulá-lo a participar das listas de transmissão — exatamente o contrário do que você deseja!
Não demore a responder as mensagens
Por fim, é importante destacar que as mensagens recebidas devem ser respondidas. Caso contrário, seu cliente ficará frustrado e o relacionamento com o seu negócio será abalado.
Caso você não consiga gerenciar sozinho esse canal de comunicação, designe um colaborador para isso.
O ideal é que ninguém fique aguardando uma resposta por mais de um dia. Lembre-se de que sua agilidade é decisiva para os resultados obtidos.
Saiba como usar o WhatsApp Business
Qual o segredo para alcançar o sucesso profissional?
Não existe uma fórmula mágica para isso, mas no atual contexto de mercado, podemos dizer que alguns elementos são indispensáveis, como o marketing pessoal, o espírito inovador, o foco no cliente e o aproveitamento dos recursos à sua disposição.
Aprender a usar o WhatsApp Business, portanto, pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Como muitas pessoas ainda não o conhecem, preparamos algumas dicas importantes. Confira!
1. Baixe e instale o aplicativo
Antes de qualquer coisa, você precisa fazer o download do aplicativo em seu smartphone.
Ao contrário do que alguns pensam, o WhatsApp Business não é uma extensão do app comum, mas sim uma nova versão.
Ele já está disponível para Android e recentemente foi liberado para usuários do iPhone (iOS). Basta acessar a sua loja de aplicativos e procurar pela ferramenta.
2. Crie a sua conta
Depois de instalar o aplicativo, é hora de iniciá-lo e criar sua conta comercial.
Assim que você abrir o app, aparecerá uma mensagem sobre os Termos de Serviço e sobre o acesso aos seus contatos. É preciso clicar em Aceitar e Continuar para prosseguir com a configuração inicial.
Feito isso, o WhatsApp Business detectará automaticamente o número de seu telefone.
Caso não queira utilizá-lo, clique em Usar outro número e adicione o telefone empresarial com o DDD.
Lembrando que se esse número estiver ativo em outro aparelho, ou seja, em uma conta comum, será necessário inserir o código de confirmação enviado a ele por SMS no aplicativo.
3. Faça o backup das conversas
Ao identificar que o número já é utilizado em uma conta pessoal do WhatsApp, o aplicativo apresentará a sugestão de backup das conversas.
Caso seja do seu interesse importar esses dados, basta clicar em Restaurar histórico de conversas e aguardar que os arquivos sejam baixados.
Em seguida, prossiga com o procedimento.
4. Edite o perfil de seu negócio
Chegou o momento de editar o perfil do seu negócio!
Em primeiro lugar, é preciso inserir o nome e a categoria. Também é possível adicionar uma foto de perfil com o logotipo da sua marca.
Depois disso, você deve ir até a aba Ajustes, localizada no canto inferior da tela. Vá para Ajustes da Empresa e selecione a opção Perfil.
Clique em Editar e adicione os dados solicitados, como endereço, horário de atendimento, email, site oficial e uma breve descrição.
5. Divulgue o link encurtado em suas redes sociais
Na aba Ajustes da Empresa, é possível encontrar a opção Link. Essa é uma ferramenta interessante para seu negócio, pois facilita ainda mais o contato com o público.
Copie o link encurtado e cole-o em suas redes sociais.
Quando o cliente clicar, será redirecionado automaticamente para a tela de conversa com a sua empresa no WhatsApp. Rápido e simples, não é mesmo?
6. Configure a mensagem de ausência
Ainda na aba Ajustes da Empresa, você pode ativar a mensagem de ausência.
Esse recurso permite que seus clientes recebam uma mensagem quando você estiver ausente do aplicativo, tornando o contato mais eficaz.
Nesse caso, você pode escolher o horário, os destinatários e, claro, a mensagem que será encaminhada.
7. Configure a mensagem de saudação
O próximo passo será configurar a mensagem de saudação — aquela que é enviada no início da conversa.
Você pode definir quem a receberá e editar a mensagem de acordo com a sua criatividade.
A dica é ser espontâneo sem perder o profissionalismo, afinal, essa é uma conta comercial.
8. Configure as respostas rápidas
Algumas dúvidas são frequentes entre seus clientes e você não precisa redigir as respostas todas as vezes que elas surgirem.
O WhatsApp Business permite a edição de respostas rápidas para otimizar seu tempo e tornar a conversa mais produtiva.
Dessa forma, você cria uma espécie de atalho para que o texto seja inserido automaticamente.
Uma opção interessante é uma mensagem de agradecimento, que pode ser inserida por meio do atalho /obrigado.
Pronto para usar o WhatsApp Business?
Viu só como o WhatsApp Business é a ferramenta ideal para o seu negócio?
Investir em tecnologia é uma decisão inteligente, pois otimiza seu tempo, seu dinheiro e, claro, proporciona um atendimento diferenciado aos seus clientes.
A comunicação assertiva é uma das suas melhores estratégias contra a concorrência e pode ser obtida por meio desse aplicativo de mensagens instantâneas.
Por isso, não perca mais tempo e migre agora mesmo para uma conta comercial.